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HISTÓRICO DO CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS

O Serviço de Registro de Imóveis é exercido em caráter privado, por delegação do Poder Público, à pessoa devidamente aprovada em concurso público de provas e títulos, à qual se denomina Oficial de Registro. As serventias de registro de imóveis são criadas através de Lei Estadual. 

O primeiro ato praticado nesta serventia foi em 25/04/1898, tendo sido o único Oficio de Registro de Imóveis da Comarca até o ano de 1927, e o primeiro Oficial titular foi Júlio Dias Ferraz da Luz.

Em 20 de fevereiro de 2008 assume como Oficial aprovado no Concurso de Provas e Títulos para ingresso nos serviços registrais realizado pelo TJMG, Dr. Fernando Pereira do Nascimento.

Ao assumir a serventia iniciou um processo de modernização e de informatização na forma de prestação dos serviços. Instalou a Serventia na rua  Rio de Janeiro 1611, bairro de Lourdes,  o que garantiu aos clientes um espaço adequado com conforto e comodidade.

A partir das mudanças organizacionais deu-se início a caminhada para implantação da qualidade e da busca de melhoria contínua.

O Cartório tem como atividade fim efetivar o registro e averbação dos títulos ou atos ou fatos inter vivos ou mortis causa, constitutivos, translativos, modificativos ou extintivos de direitos reais, a fim de assegurar-lhes validade, eficácia erga omnes e disponibilidade, garantindo aos seus usuários a publicidade, autenticidade, eficácia e segurança dos negócios jurídicos.

O cartório tem como principais usuários dos Serviços de Registro, os Tabelionatos, Imobiliárias, Corretores de Imóveis, Despachantes, Bancos, Engenheiros, Construtores, Incorporadores, Prefeitura Municipal, Escritórios de Advocacia, Escritórios Contábeis, Comerciantes, Indústrias, TJMG Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Defensoria Pública, Procuradoria da Fazenda Nacional, dentre outros.